OPTICA
Na orientação Óptica, sensores detectam uma faixa branca entre duas pretas, podendo estas serem pintadas ou até mesmo fitas de demarcação de piso. Sendo a opção mais barata de implementação esta opção é recomendada para áreas de pouco tráfego de empilhadeiras, ou até mesmo aréas exclusivas para rotas de AGVs. Nesta aplicação basta ter o percurso de faixas branca e preta que os AGVs já conseguem identificar o percurso, não são necessários equipamentos adjacentes.
INDUTIVA
Nesta, sensores detectam uma faixa metálica no piso, podendo esta ser uma simples fita de metal ou até mesmo chapas com o recorte do percurso planejado. Esta aplicação não depende de equipamentos adjacentes para funcionamento.
INDUTIVA POR FREQUÊNCIA
A Orientação Indutiva por Frequência conta com uma antena que identifica o sinal emitido por um cabo (1,5mm flexível) que através de um corte no piso é colocado à cerca de 20mm da superfície. Esta implementação é altamente recomendada para áreas de altíssimo tráfego de empilhadeiras e máquinas de arraste, onde possívelmente poderiam ser danificadas qualquer forma de identificação através de faixas. Para que seja possível a identificação do percurso através da antena nesta aplicação se faz necessária a utilização de um gerador de frequência que deve ser instalado em um painel próximo ao percuso do AGV.
MAGNÉTICA
Neste caso os sensores detectam uma faixa magnética no piso, esta pode ser adquirida em rolos e também são indicadas para áreas de pouco tráfego de empilhadeiras. Para a implementação de percursos não é preciso equipamentos adjacentes.
LASER
Para esta aplicação é utilizado um sensor laser fixo no AGV que se orienta através de pontos reflexivos, que são fixados em pontos estratégicos como colunas e paredes. Por se tratar de um sistema com custo mais elevado que os outros, a utilização desta tecnologia é recomendada apenas para áreas de tráfego intenso onde não é possível fazer corte no piso.